A importância de cuidar da limpeza do seu colchão

Trocar a roupa de cama, semanalmente, fazer uma faxina no quarto, deixar tudo organizado e limpo, nos dá uma sensação de bem estar e conforto. Mas há algo crucial que a maioria das pessoas se esquece: a importância de higienizar o colchão.



Pesquisas revelam, que passamos cerca de ⅓ da nossa vida dormindo. No caso dos brasileiros que, de acordo com dados recentes do IBGE, têm expectativa de vida de 75 anos, ⅓ da vida somam 25 anos dedicados ao sono. Se passamos tanto tempo na cama, é fundamental mantê-la bonita, confortável e limpa — e essa limpeza vai além da troca dos lençóis e fronhas.

Manter o colchão limpo evita a proliferação dos ácaros e, consequentemente, as crises alérgicas e respiratórias, o que contribui para uma boa noite de sono e sem espirros. A manutenção do colchão também garante maior durabilidade.


O Perigo dos Ácaros

No colchão, há um grande acúmulo de ácaros, aqueles seres microscópicos pertencentes à classe dos Aracnídeos. Eles são invisíveis a olho nu e se multiplicam com muita facilidade, podendo gerar alergias e problemas respiratórios. Em cada colchão, podemos encontrar até dois milhões de ácaros. Isso mesmo! 2.000.000,00 de ácaros, dividindo a cama conosco. Eles são responsáveis pelas alergias e por irritações. Manter o seu colchão limpo e higienizado, melhora sua saúde e garante uma boa noite de sono.


O acúmulo de poeira, suor, umidade, células mortas, entre outros elementos, servem de alimento para esses micro-organismos. Mesmo o lençol mais espesso não é suficiente para eliminar todo essa colônia de micro-organismos.


A limpeza e desinfecção dos colchões é a melhor forma de se livrar dessas criaturas indesejadas. Além disso, é importante dar uma atenção especial para os colchões de crianças e idosos, pois eles são mais suscetíveis aos problemas alérgicos e irritações na pele.


E quais os problemas que os Ácaros nos causam?

  • Espirro

  • Tosse

  • Coriza

  • Coceira nos olhos, nariz e corpo

  • Problemas respiratórios

  • Asma, bronquite, entre outros.

E como higienizar colchão?

O primeiro dos cuidados para dormir tranquilo e livre dos ácaros é sempre manter o quarto arejado. Ambientes quentes e úmidos são os preferidos para a proliferação deles. Evite, também, ficar muito tempo sem trocar a roupa de cama e as fronhas.


O bicarbonato de sódio é um produto excelente para limpar diversos objetos e partes de casa, principalmente as superfícies manchadas. Por isso, que aprender como limpar colchão com bicarbonato de sódio é tão importante. Ele altera o pH do colchão, eliminando possíveis manchas e sujeiras. Fica bem limpinho! E o melhor a limpeza é a seco! Você não precisa molhar para como limpar colchão, é possível utilizar a receita infalível, principalmente, na cama infantil.

Confira a lista de materiais para aprender como limpar colchão com bicarbonato de sódio:

  • Bicarbonato de sódio;

  • Escova de limpeza macia;

  • Aspirador de pó;

Como limpar colchão com bicarbonato de sódio.

Limpeza do colchão com Bicarbonato
Imagem Pinterest

Para isso retire toda a roupa de cama e coloque ela pra lavar.

  1. Jogue o bicarbonato de sódio no colchão, priorizando os lugares de maior sujeira;

  2. Deixe agir por 30 minutos para como limpar colchão;

  3. Esfregue o colchão com uma escovinha e deixe agir por mais 30 minutos;

  4. Aspire todo o pó do colchão;

  5. Pronto! Você acabou de aprender a melhor técnica de como limpar colchão a seco!

No entanto, caso a limpeza não tenha sido feita há muito tempo, é aconselhável à contratação de uma equipe profissional. A limpeza profissional com produtos e equipamentos próprios, além de eliminar a sujeira comum e superficial, elimina os odores e é capaz de remover com mais precisão microrganismos nocivos à saúde, já que usa produtos bactericidas, antifúngicos e antiácaros.


Use Protetores (Capas) de Colchão

Usar capas de colchão, é uma das maneiras de proteger os colchões de manchas e líquidos,

além de ser essencial para manter a higiene, visto que o suor, a maquiagem, as células mortas e a oleosidade da pele, por exemplo, podem ultrapassar o lençol e chegar até o colchão.

Para quem tem filhos pequenos, a situação é ainda pior, uma vez que eles podem derramar líquidos e colocar os pés sujos ou com sapatos na cama, o que acaba sujando o colchão. Por isso, utilizar um protetor de colchão vai garantir que seu colchão se mantenha em bom estado por mais tempo, sendo necessário, apenas, que você a lave uma vez por semana.


Vale lembrar que a manutenção da limpeza também deve incluir os travesseiros, outro local preferido dos ácaros. Usar um protetor de travesseiros e trocá-lo semanalmente ajuda muito na higiene e garante um bom sono, principalmente aos alérgicos.