Gostou do tecido do hotel?

Atualizado: 3 de Jul de 2020

Na maioria dos hotéis que frequentamos o tecido utilizado para a confecção dos lençóis é o PERCAL.

Mas o que é percal?*

De origem natural e sendo produzido a partir de fibra 100% algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster). O percal é um tecido que tem a trama bem fechada, resultando em um tecido denso, mas ao mesmo tempo fino.

Profissionalmente, é o tecido mais utilizado, devido às suas qualidades, como durabilidade, facilidade de manuseio, aparência, conforto térmico, possibilidade de confecção com diferentes composições, que atende às mais variadas necessidades.


Mas como saber a quantidade de fios de um tecido percal?

A grande maioria dos hotéis, exceto alguns tops, usam o percal 180 ou 200 fios, por todas as vantagens explicitadas acima.

A quantidade de fios de um tecido é medida dentro de uma polegada quadrada, isto é,  um quadradinho de 2,54cm x 2,54cm. Então quando falamos que um tecido é de percal 180, 200 fios, por exemplo, quer dizer que em cada pedacinho de tecido de 2,54cm quadrado, poderemos ver (com a ajuda de uma lupa ou instrumento de aferimento) aquela quantidade de fios, que é a somatória do urdume e trama que mencionei acima.

A quantidade de fios por polegada e a trama (entrelaçamento) dos fios determinam a maciez e a durabilidade de cada lençol – e também influenciam muito o preço final! Quanto maior a quantidade de fios por polegada de tecido e quanto mais longos eles forem, maior será a vida útil do produto e maior o prazer ao toque por ele proporcionado.

Abaixo de 180 fios, são considerados tecidos domésticos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo