Confira as 10 dicas para preservar a roupa de cama e banho do seu hotel

Atualizado: 18 de ago. de 2020




Um dos aspectos que merecem grande atenção é o cuidado com o enxoval de cama e banho do seu hotel. Essa deve ser uma das prioridades, a fim de assegurar o conforto e segurança, necessários para que seus hóspedes tenham uma excelente experiência em seu estabelecimento.


Esse cuidado inclui todos os itens que compõem o enxoval: protetores de colchão e travesseiro, lençóis, travesseiros e fronhas, colchas, edredons, mantas e toalhas.


Listamos 10 itens que assegurarão a qualidade e a durabilidade das peças:


1. Invista na qualidade do enxoval para hotel

As roupas de cama oferecidas por seu hotel devem demonstrar a preocupação que o mesmo tem em proporcionar aos clientes uma estadia segura e bem confortável. Investir em qualidade e priorizar a compra dos produtos que tenham uma vida útil maior evita despesas extras, além de reduzir o risco de oferecer peças com aparência desgastadas. Outra dica importante é sempre ter alguns itens novos em estoque, principalmente fronhas, que sempre darão à cama um toque de zêlo e cuidado.


2. Qualidade x Preço

Muitas vezes o preço é um dos principais fatores que influenciam na compra da roupa de cama para hotel.


Engana-se quem acredita que apenas os itens caros são os de melhor qualidade. Sim, é possível encontrar boas fronhas e lençóis a preços acessíveis, basta fazer pesquisas de mercado!


Invista em bons tecidos

Para proporcionar maior conforto, em especial no jogo de cama, invista em tecidos de boa qualidade.


Tipos de Tecido: misto ou 100% algodão? Quanto maior a proporção de algodão, mais confortável será o tecido. Porém, tecidos mistos, duram até 2x mais e são mais fáceis de manusear no dia-a-dia. Tipicamente, para uso profissional, tecidos mistos 50 algodão /50 poliéster e até 80/20 seriam mais indicados.

Essa mistura de materiais conciliam densidade e suavidade, o que torna as peças macias, aconchegantes e bem agradáveis. Essa composição amarrota menos, favorece a lavagem e seca bem mais rápido.

Quantidade de Fios:

Outro ponto relevante é em relação a quantidade de fios. Esteja atento à esses detalhes, pois eles influenciam importantes quesitos, como durabilidade e a maciez do tecido. Quanto mais fios, melhor a qualidade das peças. Tais aspectos são fundamentais para garantir conforto e resistência, além de aumentar a reserva. Para uso profissional, recomendamos utilizar lençóis com no mínimo 180 fios.




Toalhas

Prefira toalhas com composição mista,que afelpa é 100% algodão e a tela de poliester, para conferir a resistência à toalha, com isso a vida útil e o conforto são bem maiores. Convém comparar também as opções de gramatura: quanto mais “grosso” for o tecido da toalha, maior será a absorção e a maciez. Porém, a secagem é mais lenta. Analise, então, as opções mais adequadas ao seu hotel.


3. Prefira as cores brancas



Se você quiser aliar praticidade à limpeza, opte pela cor branca na hora de compor as peças de cama e banho para seu hotel. O branco tem inúmeras vantagens sobre o colorido: não desbota e ainda facilita a remoção das manchas. Outra vantagem é que seu hóspede perceberá que as peças estão adequadamente higienizadas.


A cor branca também facilita a combinação com outros tons na hora da decoração do quarto, tornando o ambiente neutro e padronizado. Além disso, se houver necessidade de uma eventual reposição, os itens brancos são facilmente encontrados nas lojas que se especializam em roupa de cama para hotel.


3. Faça rodízios com as peças

Para evitar desgastes no enxoval de seu hotel, experimente fazer um sistema de rodízio com as peças. Evite o uso das peças que acabaram de chegar da lavanderia isso contribui para regenerar as fibras dos tecidos e aumentar a vida útil da roupa de cama do hotel.


4. Guarde em local adequado

Não adianta nada investir em boas peças de roupa de cama e não priorizar a eficiência na manutenção. Por isso, guarde-as em armários apropriados, arejados e em lugares secos para evitar o mofo. Além das questões que envolvem a falta de zelo, o cheiro de mofo pode provocar alergias e outras doenças.


Igualmente importante é guardar as peças em locais que não tenham cheiro de produtos químicos. Também, é aconselhável reduzir o manuseio a fim de diminuir o risco de contaminação nas peças.


5. Faça manutenções periódicas

Sem manutenção periódica, a roupa de cama para hotel sofrerá desgastes sucessivos e rápidos. Isso fará com que o hotel tenha despesas extras com a compra de itens para reposição.


Oriente as camareiras para verificar se há linhas sobrando, costuras falhadas ou rasgos nas peças. Em alguns casos, há possibilidade de recuperação. Por isso, ter atenção a esses quesitos pode significar zelo, economia e ainda contribuir para a construção de uma imagem mais positiva de sua companhia.


6. Higienize adequadamente

Os gestores de hotelaria devem ter em mente que é no momento no qual o hóspede entra no quarto do hotel que a imagem da instituição é formada. Essa primeira impressão é determinante quanto à decisão de retornar — ou não — para uma próxima estadia.


Tendo isso em vista, as peças do seu enxoval precisam estar bem cuidadas, limpas, cheirosas, sem manchas e bem passadas. A boa qualidade da roupa de cama a deixa com um toque macio, suave e aveludado.


7. Priorize o ajuste correto

Assim como o caimento de uma roupa influencia a aparência deixando-a mais bonita, os itens de seus jogos de cama precisam de um ajuste correto e adequado ao tamanho do colchão.


Esse aspecto garante, além da boa aparência, a comodidade e o conforto necessário para que seus hóspedes tenham uma estadia de excelência em seu hotel. Além disso, ter esse cuidado pode agilizar as rotinas de arrumação dos quartos e tornar o trabalho de sua equipe bem mais dinâmico.

8- Tamanhos padronizados x fora de padrão

Na hora da compra do lençol é muito importante verificar as medidas, tanto do seu colchão (não esqueça da altura) quanto do lençol vendido. Apesar de existirem medidas padronizadas, é comum no mercado existirem variações de tamanho.


Vamos falar sobre isso em um próximo post, aguarde

9- Com ou sem Elástico?

Lençóis com elástico são mais práticos no dia-a-dia. Porém, exigem um cuidado maior na lavagem para preservação do elástico. Tipicamente, lençóis sem elástico são indicados para uso profissional, especialmente quando enviados para lavanderias.

10- Aproveite as promoções online

Quem disse que não dá para comprar aquele jogo de lençol ou de tolhas com preços incríveis pela internet? Você pode, inclusive, aproveitar vantagens exclusivas da nossa loja online e receber os produtos no seu hotel ou casa sem problemas ou dificuldades.


Em nossa loja há vários produtos com preços bem competitivos, já deu uma olhada? Depois nos conta o que achou!


www.servhotel.com.br

instagram.com/serv.hotel


Confira o nosso próximo Post sobre os NOVOS PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO EM FUNÇÃO DO COVID-19



272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre nós

A ServHotel é uma empresa especializada na confecção e venda de produtos profissionais de cama, mesa e banho, cortinas blackout, protetores de colchões, edredons, cobre-leito, etc, para hotéis, pousadas, colônia de férias, motéis, casas de repouso, hospitais e afins.

Categorias

EBOOK
Manual da hotelaria
>clique aqui

Pesquise

Se inscreva no blog

Faça parte da nossa lista de e-mails e nunca perca uma atualização.