Enxoval - Como se destacar com ele?


Como diz o velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”, desprezar alguns aspectos na escolha do enxoval pode trazer alguns incômodos presentes ou futuros.

O enxoval é um cartão de visitas, que refletirá diretamente o conforto e satisfação do seu hóspede, e nos custos para o seu hotel.

Ele vai transmitir ao seu hóspede o padrão dos seus serviços.


Imagine-se hospedado num lugar em que as roupas de cama estão mal cuidadas, desgastadas ou rasgadas. Você sempre vai lembrar dessa primeira impressão.

Às vezes até por um descuido na conferência do enxoval, você pode ser alvo de notícias "mal faladas", pois a informação é instantânea com a internet.

Escolher a roupa de cama apenas pelo custo não deveria ser o principal motivo.


Há diversos fatores como gramaturas, composições de tecidos, tamanho, durabilidade do tecido, processo de lavagem, entre outros, devem ser levados em consideração.

Quando se investe em enxoval que tem maior vida útil, à primeira vista, pode parecer que é mais caro que os itens domésticos, mas a durabilidade a longo prazo é no mínimo duas vezes maior que os domésticos.

O tecido mais utilizado na hotelaria é o percal. Tecido este, que tem a trama bem fechada, e é o “queridinho” da rede hoteleira.

É considerado como percal, tecidos acima de 180 fios.

Geralmente temos o percal 100% algodão e os mistos (50/50, 60/40, 70/30, 80/20); a primeira parte se refere a procentagem de algodão e a segunda parte se refere a porcentagem de poliéster na mistura.


Quanto maior a porcentagem de algodão, mais macio, aconchegante e agradável, mas menos durável que o tecido misto, e mais difícil de trabalhar, pois amassa muito.

Já o tecido misto, é muito mais resistente que o algodão, mas também mais áspero e duro.

O poliéster além de ser mais resistente ao desgaste que o algodão, não absorve agua, sendo assim, o lençol pesará menos no processo de lavagem, ajudando mais ainda a evitar o desgaste do lençol por atrito, devido ao menor peso, e por não absorver água, o poliéster ajuda o lençol a secar mais rápido.


Mas como se destacar no enxoval? Como deixar seu hóspede e seu bolso mais feliz?

Listamos 10 dicas abaixo:


1 - Adquira sempre produtos profissionais. Abandone a idéia de economizar a qualquer custo. Os itens profissionais são fabricados para "resistir" melhor à lavagens industriais.

2 - Revise o enxoval frequentemente, separando as peças que precisam de manutenção

3 - Retornando o enxoval da lavanderia, não esqueça de fazer o rodízio das peças, para que todas elas possam ser usadas em tempos mais ou menos iguais.

4 - Tenha sempre protetores impermeáveis nos travesseiros e colchões. Além de proteger seu hóspede do Coronavírus, protege seu colchão e travesseiro de líquidos e sujeiras indesejáveis, proporcionando maior vida útil para os mesmos.

5 - Adquira toalhas de qualidade. Seu hóspede vai perceber o cuidado para com ele. Ninguém gosta de usar uma toalha que arranha nossa pele ou que é tão fina que quase não seca.

6 - Utilize as capas de edredom (duvet) para evitar o desgaste do mesmo. Elas que serão lavadas frequentemente, proporcionando sempre o frescor ao dormir.

7 - Tenha travesseiros com pelo menos 2 alturas (um mais alto e outro mais baixo) disponíveis para o uso. Com certeza você irá agradar.

8 - Para maior praticidade, utilize cobertores de microfibra, se for o caso, pois são leves, mas esquentam bastante, além de serem fáceis de lavar, e secar, e são anti-alergênicos.

9 - O enxoval na cor branca é o mais utilizado na hotelaria pois transmite a sensação de limpeza. Na sua lavagem, o branco é mais prático na remoção das manchas. Se preferir o enxoval colorido, nas cores escuras, prefira os tecidos que possuem o tratamento com idantrem, que evitará a descoloração acelerada das cores.

10 - Utilize a cortina blackout para trazer o conforto do hóspede e deixar o ambiente mais aconchegante.


Além dessas dicas, acrescentar criatividade nos modelos de serviços oferecidos, proporcionará surpresas agradáveis ao hóspede.


Compartilhe este post com um amigo que precisa saber dessas dicas.


#servhotel #enxovais

#DicasDaServ



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre nós

A ServHotel é uma empresa especializada na confecção e venda de produtos profissionais de cama, mesa e banho, cortinas blackout, protetores de colchões, edredons, cobre-leito, etc, para hotéis, pousadas, colônia de férias, motéis, casas de repouso, hospitais e afins.

Categorias

EBOOK
Manual da hotelaria
>clique aqui

Pesquise

Se inscreva no blog

Faça parte da nossa lista de e-mails e nunca perca uma atualização.