O papel do gestor hoteleiro em tempos de crise

Evidentemente que uma grande parte dos hotéis no Brasil e no mundo foram impactados pelos efeitos da pandemia do coronavírus, tanto pelo isolamento social, em virtude da quarentena, como pela queda na receita e reservas e a consequente desaceleração do mercado.


No entanto, a pandemia evidenciou na prática alguns pontos de relevância para a gestão hoteleira.


7 lições importantes da pandemia para a hotelaria


Ao mesmo tempo em que a pandemia do coronavírus funcionou como um precursor de diversas tendências na hotelaria, ela também deixou lições importantes aos gestores dos hotéis e reconhecê-las é extremamente importante para aqueles que querem se manter ativos durante e após este período.


Portanto, veja a seguir quais são essas lições e como elas poderão impactar nas ações que você irá tomar no seu hotel a partir de agora:


Lição n° 1: Tenha políticas de higienização mais rigorosas

Com a pandemia, a pauta da higienização e os serviços de alimentação mudaram de patamar. Se antes esse era um assunto delicado, hoje então é mais frágil do que nunca e o hotel que já está desenhando novos planos de ações, buscando as melhores alternativas para o próximo período, poderá se manter no mercado de maneira competitiva.

Serviços como check–in, chek–out e o próprio cardápio, não serão os mesmos nos próximos anos. O manuseio e preparo de alimentos, os ambientes comuns de refeição receberão maior grau de importância, e por isso o hoteleiro deve estar extremamente atento.





Lição n° 2: A importância do enxoval na Hotelaria

Não é de se admirar que o hóspede tenha uma expectativa com relação ao enxoval que irá utilizar ao hospedar-se em um hotel. Higiene, nesse caso, é elementar. Além dela, a qualidade do enxoval, o toque, o cheiro e a apresentação têm a capacidade de tornar a estadia mais agradável e ampliar a sensação de satisfação.


As roupas de cama oferecidas por seu hotel devem demonstrar a preocupação que a instituição tem em proporcionar aos clientes uma estadia bem confortável. Logo, investir em qualidade e priorizar a compra de produtos que tenham uma vida útil maior evita despesas extras, além de reduzir o risco de oferecer peças com aparência de desgastadas.




Lição n° 3: Tenha um planejamento

O planejamento é indispensável para fazer uma gestão hoteleira mais eficiente.

Com ele é possível traçar metas, definir quais caminhos serão tomados para se chegar a um determinado objetivo e estabelecer planos de contingência.

E veja bem, não se trata de porte, ainda que as redes hoteleiras tenham alguma vantagem, a visão macro do gestor de um pequeno hotel irá determinar como ele se posicionará em um momento de crise.

Veja essa matéria sobre como fazer um planejamento anual https://www.hotelacademy.com.br/orcamento-anual-para-hotel-e-pousada-veja-como-fazer/


Lição n° 4: Tenha mais flexibilização nos processos

Isso quer dizer que, neste momento, os hotéis devem evitar regras restritivas e não reembolsáveis para a remarcação e cancelamento de reservas. Caso o contrário, as reservas demorarão mais a chegar, além de afetar o seu relacionamento com o hóspede.


É importante que o hóspede tenha uma experiência positiva, mesmo no momento do cancelamento da reserva.

Podem ser vários os motivos que o tenham feito desistir da viagem, mas ao ser bem atendido em um processo de cancelamento de reserva, a chance dele retornar ao seu hotel é muito maior.




Lição n° 5: Faça gestão de risco

Gerenciar riscos em tempos de crise é uma medida de cautela para não deixar que o cenário se deteriore ainda mais.

O primeiro ponto da gestão de risco consiste em identificar quais questões podem ameaçar o hotel.

Essa é uma forma de antecipar possíveis problemas e de pensar no negócio com mais segurança, mas sempre considerando o cenário do próprio hotel.


Lição n° 6: Adaptação é questão de sobrevivência

É incontável, os hotéis que estão lidando e irão lidar melhor com os efeitos da pandemia são aqueles que tiveram desenvoltura para se adaptar rapidamente.

Por isso nós frisamos a importância de aproveitar este momento para para rever suas estratégias e buscar oportunidades para continuar melhorando seu serviço a fim de manter suas atividades funcionando.

Com criatividade e força de vontade, você pode dar a volta por cima nos momentos críticos e se reinventar.


Lição n° 7: Use a tecnologia como sua aliada

Embora muitos hoteleiros ainda estejam aptos a utilizarem o “caderninho”, planilhas de Excel e agendas online, sabemos que existem hoje no mercado ferramentas tecnológicas que ajudam a tornar os processos dos hotéis muito mais eficientes e rentáveis.

A pandemia acelerou a tendência do uso de facilitadores digitais nos processos empresariais, deixando evidente que ele pode melhorar nossos negócios gerando mais controle sobre as operações em qualquer lugar que os profissionais estiverem.

Para os hotéis, a boa notícia é que já existem no mercado soluções que facilitam a gestão em tempos de pandemia e com ótimas funcionalidades.

Exemplos são as ferramentas de check in online e de pagamento automatizado disponíveis no mercado.






9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre nós

A ServHotel é uma empresa especializada na confecção e venda de produtos profissionais de cama, mesa e banho, cortinas blackout, protetores de colchões, edredons, cobre-leito, etc, para hotéis, pousadas, colônia de férias, motéis, casas de repouso, hospitais e afins.

Categorias

EBOOK
Manual da hotelaria
>clique aqui

Pesquise

Se inscreva no blog

Faça parte da nossa lista de e-mails e nunca perca uma atualização.